Partilhar 

Angiologia

A angiologia encarrega-se do estudo, diagnóstico e tratamento clínico das doenças vasculares. O tratamento clínico consiste em ações para promoçcão, prevenção, recuperação da saúde através de alterações dos hábitos de vida, medicamentos e exercícios físicos usualmente.

Varizes

Prof. Carlos Costa Almeida, Cirurgia Vascular, AssafargeO diagnóstico da doença e a avaliação do grau de severidade das varizes é obtido durante a consulta médica mediante observação pelo médico – Cirurgião Vascular – e através de um exame clínico adequado, onde se consideram vários factores, como as queixas dos doentes, o aspecto das pernas, a presença ou não de veias dilatadas, etc.

Contudo, o diagnóstico do refluxo do sangue nas veias, avaliação da gravidade e sentido do fluxo do sangue venoso só é bem avaliado através de um exame denominando Eco-Doppler colorido que dá ao médico informações muitos importantes para o diagnóstico preciso da doença venosa, além de ajudar decisivamente no planeamento cirúrgico adequado.

Tipos de Varizes

A forma mais correcta de classificarmos as varizes é a classificação CEAP:
Baseia-se esta classificação em dados da natureza clínica (C), etiológica (E), anatómica (A) e patológica (P).

De acordo com esta classificação, existem seis classes diferentes de varizes, e que variam de acordo com o grau de evolução da doença.

Classe 0 – Não visível
Classe 1 – Telangiectasias e/ou veias reticulares (conhecidas como pequenos derrames)
Classe 2 – Veias varicosas
Classe 3 – Edema (inchaço nas pernas)
Classe 4 – Alterações da pele como pigmentação, eczema e lipodermoesclerose
Classe 5 – Úlcera varicosa cicatrizada
Classe 6 – Úlcera varicosa aberta

O que são artérias e qual é a sua função?

Artérias são tubos de paredes mais espessa que as veias, com isso, suportam uma maior pressão sangüínea. Possuem uma elasticidade para manter o fluxo sangüíneo constante. As artérias transportam o sangue rico em oxigênio e nutrientes do coração para todo o organismo.

O que são veias e qual é a sua função?

São tubos de paredes finas que transportam o sangue, que já sofreu trocas com os tecidos, da periferia para o centro do sistema circulatório que é o coração; para daí ser levado ao pulmão para ser novamente oxigenado e eliminar o gás carbônico.

Possuem maior calibre que as artérias correspondentes e também estão em maior quantidade. Isso é devido ao fato de que mesmo com seu fluxo sanguíneo mais lento, a veia tem de transportar o mesmo volume de sangue das artérias num determinado tempo.

O que são vasos linfáticos e qual é a sua função?

É formado por vasos e órgãos linfóides e nele circula a linfa (parte do sangue que ficou perdida no tecido e foi absorvida pelo vaso linfático). É um sistema auxiliar de drenagem. Isso ocorre porque tem certas moléculas de grande tamanho que não passam pelos capilares sangüíneos, com isso, estas são recolhidas pelos capilares linfáticos, de onde a linfa segue para os vasos linfáticos, e deste para trocos linfáticos (mais volumosos), que por fim lançam a linfa em veias de médio ou grande calibre.

O que é o sistema vascular?


Sistema vascular
é o conjunto de vasos que transportam o sangue (artéria e veia) e linfa ( liquido formado nos tecidos rico em proteína e células de defesa, pelos vasos linfáticos) por todo o nosso organismo.

Marque sua consulta!

Pode marcar a sua consulta
todos os dias a partir das 14 horas.

Cirurgia Vascular

Cirurgia vascular é a especialidade médica que se ocupa do tratamento cirúrgico de doenças das artérias, veias e vasos linfáticos. Atua junto à Angiologia, especialidade responsável pelo estudo clínico dessas doenças.

O homem, em virtude de ser o único “animal” que se locomove na posição erecta (anda de pé), é também o único ser vivo que sofre de varizes ou Insuficiência Venosa Crónica.

As varizes constituem num dos problemas mais antigos do ser humano e estima-se que mais de um quarto população adulta sofra de algum tipo de varizes.

Originária do latim: VARIX a palavra varizes significa SERPENTE, e deve o nome ao aspecto tortuoso que pode assumir a partir de uma das fazes da evolução da doença.

Doenças Vasculares

  • Oclusões arteriais - Causadas geralmente por trombos ou placas ateromatosas
  • Aneurismas - Dilatações arteriais
  • Varizes - Dilatações venosas
  • Anastomoses de artérias e veias - Para tratamento dos traumas vasculares

Também a confecção de fístula artério-venosa para realização de hemodiálise em pacientes portadores de insuficiência renal crônica em geral é conduzida por cirurgião vascular.

Contacto
Carlos Manuel Costa. Almeida
(São Martinho do Bispo e Ribeira de Frades)
Espadaneira - Cirurgia vascular


Especialista em Cirurgia Geral - Cirurgia Vascular

Rua Doutor Manuel C Pinheiro C Cirúrgico Coimbra-51 Espadaneira
3045-089 COIMBRA
( São Martinho do Bispo e Ribeira de Frades )
239 802 700